Hoje, para quem opta por adquirir um imóvel, o financiamento imobiliário tornou-se a sua primeira opção. No entanto, existem regras diferentes para o financiamento de imóveis novos ou usados. Portanto, é recomendável sempre estudar as opções de financiamento imobiliário antes de assinar um contrato. Veja abaixo:
Taxa de juros :
Visite primeiro o site da Caixa e compare propriedades novas e usadas para simulação de financiamento. Em contraste, às vezes as novas propriedades têm taxas de juros mais baixas. Vale lembrar que a taxa de juros é um dos itens mais importantes do contrato de financiamento, pois grande parte do valor do parcelamento que você tem que pagar é destinado ao pagamento de juros. Portanto, quanto menor a taxa de juros, menor será o valor da prestação mensal.
Vida Útil :
Dependendo da idade da propriedade usada, a vida útil pode ser um fator considerável. Novas casas e apartamentos exigem menos manutenção e reparos e demoram mais para se deteriorar. Claro, é importante considerar o tipo de construção, os materiais usados e o estado da propriedade. Geralmente, há uma preferência maior por imóveis novos porque você pode entrar na casa sem reforma, e você terá mais tempo para usar a casa na propriedade sem manutenção preventiva.
Preço mais Baixo:
Imóveis usados são menos atraentes do que a lançamentos imobiliários, os imóveis usados atraem menos compradores e, portanto, o preço costuma ser um pouco mais baixo. Para quem busca financiamento, taxas de juros, taxas de juros e outras condições também podem ser um pouco mais baixas, e a relação ficará mais interessante. Mesmo assim, esses valores são afetados diretamente pela área onde o edifício está localizado. Os imóveis em bairros Classe A são naturalmente mais caras em bairros inferiores. Essa variação de preço se reflete no financiamento, seja para novos imóveis ou não.
No financiamento de imóveis é preciso levar em consideração muitos fatores, mas não há dúvida de que o fator tempo é uma consideração muito importante. Afinal, em alguns casos, isso é quase um contrato para o resto da vida, então o imóvel que você quer comprar deve ter uma longa vida útil e devem ser proporcionadas condições de habitação adequadas agora e no futuro. Pense nisso.